Desfrute a alegria do seu dia a dia
Ser alegre ou triste? Ser positivo ou negativo? É uma escolha. Não existe meio termo! O que você prefere ser? Alguém que encara a vida e supera os desafios com coragem ou alguém que se perde na tristeza das vontades não realizadas?
Temos sempre momentos mais fáceis e outros mais difíceis para encarar no nosso dia a dia, mas podemos encará-los com alegria e com leveza ou podemos permitir que a dificuldade se torne tão insuperável ao ponto de desistirmos de tentar!
O Livro da Alegria escrito por Dalai Lama e Desmond Tutu (com a participação de Douglas Abrams), dois ícones da luta para transformar o mundo em um lugar melhor, pode nos inspirar a superar e transcender, aprendendo com as experiências que a luta deles ensinou.
Circuitos da Alegria
Ter consciência de como funcionamos ajuda. E eles apresentam no livro os circuitos que ajudam a materializar a alegria. São quatro circuitos cerebrais independentes que influenciam o nosso bem-estar duradouro. Abaixo listei cada um para que você tenha consciência do quanto a sua alegria depende grande parte de VOCÊ:
- O primeiro circuito é a nossa capacidade para manter estados positivos;
- O segundo circuito é responsável pela nossa capacidade de nos recuperar de estados negativos;
- O terceiro circuito, embora independente, é essencial para os outros, já que é a nossa capacidade de focar e evitar divagações da mente;
- Por fim, o quarto e último circuito é a nossa capacidade de sermos generosos.
Estamos preparados para realizar a alegria em nossas vidas, é só se dedicar. Explore seus circuitos, treine, repita, repita e repita, até que estes novos caminhos que você criou sejam estabelecidos nos seus condicionamentos de atitudes.
Encontre a alegria
Você não sabe por onde começar a encontrar a alegria? No livro eles sugerem 8 pilares da alegria:
- Perspectiva: há muitos ângulos diferentes na realidade e você sempre pode ver o lado positivo das coisas;
- Humildade: se você pratica a humildade afasta o conflito por poder, e a disputa e o estresse associado diminuem;
- Humor: rir e brincar facilita e diminui o peso das dificuldades;
- Aceitação: o único lugar onde a mudança que você deseja pode começar;
- Perdão: libertando-se do passado você fica livre para viver o que quiser;
- Gratidão: comece a agradecer por estar vivo;
- Compaixão: um estado em que queremos nos tornar, algo pelo qual devemos nos dedicar e esperar alcançar verdadeiramente em alguns momentos especiais;
- Generosidade: dar e receber traz a alegria do compartilhar e poder criar um mundo melhor.
A alegria compartilhada
Praticar a generosidade nos permite viver de uma maneira diferente do que a nossa época induz, nosso estilo de vida é baseado em ter bens materiais, posses e poder. Reconectar-se com o outro e a compaixão são raridades.
“Contudo, a ciência da evolução vê hoje a cooperação e as suas emoções essenciais da empatia, da compaixão e da generosidade como fundamentais para a sobrevivência da nossa espécie.”
Então, para construir uma vida melhor e mais alegre você precisa investir em você e nos que estão a sua volta. Olhar pro espelho e se perguntar: como posso melhorar? O que me faz feliz? Onde quero estar? Com quem quero estar e compartilhar?
Agora que você tem um caminho de reflexão e ação, crie e compartilhe mais alegria!