Ser uma pessoa mais positiva pode melhorar sua vida em muitos aspectos

Pesquisas na psicologia e áreas afins trouxeram informações de que a tendência do ser humano em registrar eventos significativamente dolorosos é muito grande, muitas vezes maior do que a de registrar os eventos positivos e alegres. Porém aos poucos, os pesquisadores estão encontrando novas possibilidades e atualmente os estudos não estão mais limitados a abordar e se aprofundar apenas na parte negativa da experiência humana, mas sim naquilo que constroe a felicidade.

No ano de 1998, o então presidente da American Psychological Association, Martin Seligman divulgou uma ideia um tanto revolucionária para a abordagem tradicional da psicologia: a “Psicologia Positiva”.  Nela, ele sugere que devemos nos concentrar no lado mais positivo da curva, ou seja, é importante estudar o que faz a mente funcionar e não o que a bloqueia.

Evolução da Psicologia Positiva

Com o conceito colocado em prática, novas pesquisas nas áreas da psicologia e da neurociência começaram a demonstrar que, ao contrário do que pensávamos no passado, é a felicidade que traz o sucesso e não o sucesso que traz a felicidade.

Se antes imaginávamos que “quando eu tiver um aumento vou ficar feliz”, “quando eu emagrecer me tornarei feliz”, agora já se sabe que a satisfação dura pouco e que assim que chegamos a uma meta outra surge e continuamos insatisfeitos. Temos de mudar a fórmula!

Então, temos uma questão prática muito interessante: sintonizar com o bem-estar, pensamentos positivos, acreditar em si e se sentir bem consigo mesmo ajuda a ter sucesso, desta forma temos de praticar sempre para termos melhores resultados! Ou seja, devemos nos esforçar para manter a positividade mesmo em situações adversas, pois continuaremos na meta de concretizar nosso sucesso.

Saiba o porquê ser positivo é benéfico

O cérebro humano está literalmente configurado para apresentar o melhor desempenho não quando está negativo ou neutro, mas quando está positivo. Mas, ironicamente temos a tendência de sacrificar a felicidade pelo sucesso, o que apenas reduz as chances de sucesso do nosso cérebro e das nossas vidas, que sempre estão repletas de demandas estressantes e sob uma pressão crescente para atingir o sucesso a qualquer custo.

Então, agora falando de vida profissional, o otimismo é tão importante que, juntamente com a conexão social e a maneira como você lida com o estresse, representa 75% das chances de se obter sucesso.

Este resultado comparado a dados concretos de habilidades: inteligência e conhecimentos técnicos, que representam 25% levam a uma conclusão alarmante: se você não mantiver uma visão positiva, acreditando em você mesmo, todo o seu estudo e preparo profissional não conseguirão levá-lo ao sucesso tão facilmente como você imaginava.

Então, como ser mais positivo e ter boas energias?

Abaixo estão algumas dicas valiosas que podem ser adotadas no seu dia a dia:

  • Seja feliz!

Parece algo estranho na nossa vida corrida e cheia de obstáculos, mas é uma questão de ponto de vista! Escolha o ponto de vista otimista. Aquele que diz pra você e pro mundo que você continua escolhendo que vai dar certo, de um jeito ou de outro!  E relaxa! Tem a química do seu cérebro que funcionará a seu favor, afinal o cérebro positivo possui uma vantagem biológica em relação ao cérebro neutro ou negativo. Exercite seu cérebro para se concentrar mais nas atitudes positivas, você perceberá o quanto a sua produtividade e desempenho aumentarão. Você precisa treinar sempre, com o tempo será automático.

  • Efeito Tetris

Já ouviu falar neste conceito? Significa que podemos moldar como nosso cérebro vê o mundo. Ele surgiu daquele jogo antigo com pequenos blocos que eram empilhados para se encaixarem da melhor forma. Pessoas que jogavam durante muito tempo passavam a ver o mundo da mesma forma do jogo.

Pois é! Se isso é possível, você pode usá-lo ao seu favor.  Quando o cérebro fica preso a um padrão que foca a negatividade, o estresse e o insucesso, o cenário mais provável é o fracasso.

Desta forma, o Efeito Tetris ensina a retreinar o cérebro para que identifique padrões de possibilidade, para a criação de oportunidades que normalmente são encontradas pelo caminho, portanto, crie hábitos positivos, dentre eles: seja grato, medite (faça algo que relaxe e traga uma sensação agradável para o seu corpo e para você) e faça exercícios físicos para sentir seu corpo ativo e energizado.

  • Transforme as adversidades

Os obstáculos também podem trazer oportunidades. Quando passamos por uma crise, estresse ou derrota seja nos relacionamentos pessoais, profissionais ou familiares, o cérebro costuma mapear diferentes caminhos para nos ajudar a sobreviver às adversidades. Então, a ideia é encontrar o caminho mental que não só nos tire do fracasso ou do sofrimento, mas também ensine onde podemos encontrar a felicidade e o sucesso.

  • Pequenos atos

Quem disse que somente o que é grandioso faz sentido e promove a felicidade? Concentre-se também nas pequenas coisas, esta simples atitude pode auxiliar na virada da sua vida. Comece se concentrando em metas pequenas e factíveis e gradativamente vá expandindo para atingir metas cada vez maiores. Lembre-se de ver o lado positivo nas pequenas coisas.

  • Lembre-se de quem sempre esteve ao seu lado

Mantenha sempre as suas relações interpessoais, mesmo diante das dificuldades e da vontade de se isolar. O investimento social é muito positivo, principalmente para o sucesso e excelência. Dê valor à sua rede social de apoio palpável, constituída pelos seus amigos, colegas e familiares.

  • Espalhe energias positivas

Esta última dica é um fator decisivo para o seu bem-estar e sucesso. Quando capitalizamos o benefício da felicidade, fica cada vez mais possível melhorar a vida daqueles que estão ao nosso redor.

Pesquisas comprovam que grande parte do nosso comportamento é literalmente contagiante e que nossas atitudes, hábitos e ações se propagam por meio de uma complexa rede de conexões para contagiar as pessoas ao nosso redor. Podemos ter uma ideia de como isso funciona observando as redes sociais.

O cérebro não se engana, ele está constantemente processando os sentimentos das pessoas que nos acompanham, observando o tom da voz, o olhar e até mesmo a postura.

Além desse processo subconsciente, também somos capazes de avaliar conscientemente o estado de espírito das pessoas ao nosso redor e isso nos faz agir de acordo com esta atmosfera. Os dois processos juntos possibilitam que as emoções sejam transmitidas de uma pessoa à outra instantaneamente.

Agora que você sabe de tudo isso, faça a sua parte e se torne um criador de boas energias. O mundo precisa disso!

 

Referências

O Jeito Harvard de Ser Feliz – Shawn Achor

Start typing and press Enter to search