Depressão: o que fazer para evitar ou sair dela?
O primeiro passo é identificar o que é a depressão e como ela acontece. Com todo o acesso à informação que a internet traz, as pessoas estão fazendo seus próprios diagnósticos, o que em parte é bom, porque querer saber o que acontece consigo é parte da solução do problema, mas também torna possível muitos enganos.
Depressão é um estado profundo e longo de desânimo, falta de energia e muitas vezes está associado à perda da vontade de viver. Ela é uma doença relacionada a uma situação dolorosa, como a perda do emprego, de um relacionamento significativo, um problema grave de saúde, perdas num sentido geral. Mas além disso, existe a dificuldade de acreditar na superação do problema, o que faz com que o estado se prolongue, desvinculando de sua origem para um panorama geral de desmotivação. É quando a tristeza se instala como modus operandi e fica difícil se animar com qualquer coisa.
Quando isso acontece, o sofrimento é tão grande que as pessoas tendem a querer se livrar dele o mais rápido possível, geralmente por meio da utilização de medicamentos.
Acredito que a medicação pode realmente ser necessária, mas sempre digo aos meus clientes: “os remédios não curam”. A sensação desconfortável pode melhorar, mas precisamos fazer um grande investimento na vida, para que a alegria de viver retorne! Estar com pessoas queridas, fazer atividades físicas, passear, ler livros e assistir a filmes interessantes, se reconectar com Deus, tudo aquilo que trouxer satisfação e que poderá se tornar um caminho para ajudar nesse retorno.
Obviamente nem sempre é tão fácil reagir, sair da inércia, para isso precisamos de ajuda, direcionamento.
A Psicoterapia Transpessoal é um recurso para o autoconhecimento e que ajuda muito nessa cura, especialmente porque trabalha a conexão com a fé e a transcendência. As curas energéticas também são poderosos meios de recuperação da energia vital e equilíbrio.
Acreditar na sua cura e ser apoiado pelos amigos e familiares, somado a esses tratamentos que visam a cura e o equilíbrio do indivíduo como um todo, são o caminho ideal da cura dessa e de muitas outras doenças.
Com carinho, Monica