Benefícios da meditação: uma técnica que ajuda a diminuir a ansiedade e o estresse
Você pode fazer meditação pensando apenas nos benefícios físicos, que são muitos e isso vai influenciar outros aspectos também.
Desacelerar o metabolismo leva a diminuir as agressões que o estresse causa no corpo. Diminuindo o enrijecimento muscular, a produção de adrenalina e cortisol, tudo naturalmente, sem medicamentos.
A respiração profunda oxigena mais as células do corpo todo, trazendo mais vitalidade, energia, e ajudando as células cerebrais. Há quem diga que podemos ficar até mais inteligentes. Mas, de fato, já se sabe que os neurônios, tendo mais oxigênio, estarão mais disponíveis para as sinapses. As novas conexões de aprendizagem poderão ser feitas e os caminhos já feitos antes, dos conhecimentos anteriores, serão mais facilmente acessados.
Certamente você vai encontrar inúmeras pesquisas na internet com informações variadas e detalhadas sobre os benefícios físicos e outras experiências que pessoas tiveram com a meditação, e o que ela lhes trouxe. Cheguei a ouvir relatos, de pessoas que fizeram meditação comigo que diminuíram os conflitos em casa, dores de cabeça, vontade de fumar, tomar café, comer carne…. Além de muitos outros resultados relacionados com mais equilíbrio para cada um.
É possível perceber que a mente fica mais clara, aprendemos a pensar e perceber nosso entorno com menos confusão. A tendência é ter mais assertividade, pensar e visualizar com mais clareza, levando a tomadas de decisões mais efetivas.
Mais conectada consigo mesma a pessoa se torna mais intuitiva, recebendo informações sutis que completam a percepção de si mesma, das coisas, das pessoas e da realidade.
É claro que cada um terá uma vivência única com a prática da meditação, mas no geral, é criada uma alternativa calma e tranquila para administrar tensões e cobranças do dia a dia. Portanto, é uma boa ferramenta para todos! Experimente e descubra o quanto é efetiva para você!
Com carinho,
Monica